Monday, September 25, 2006

 

The Online Journalism Awards



E os vencedores são ...


The Online News Association and the Annenberg School for Communication at the University of Southern California são os responsáveis directos pela 8º competição anual The Online Journalism Awards ( OJAs). Um concurso onde apenas participam os melhores sites do mundo em inglês ao nível de jornalismo online.

Será entre os dias 7 e 8 de Outubro que um distinto júri irá nomear os vencedores para as nove diferentes categorias da edição da OJAs Online Journalism Awards 2006.

Mas até lá podemos espreitar os sites e tentar adivinhar quem são os vencedores.

Na categoria General Excelence in the Online Journalism ( large) são 5 os candidatos:

MSNB;

New Jork Times;
Star Tribune;

USA Today

Washington Post.



Apenas um destes candidatos vai levar o “Óscar”para casa…

A escolha não é fácil. Todos estes sites candidatos têm um design atractivo, de fácil navegação, todos eles têm vídeos e imagens ligadas às principais notícias. Em todos eles encontramos espaço destinado para os leitores: fóruns, blogs, entre outros. Mas…há diferenças entre eles…

O New York Times perde um pouco se calhar por ter um estilo muito próprio: muito texto, muitas notícias o que torna o site menos atractivo, apesar das notícias estarem bem segmentadas e estruturadas . O New York Times tem um grande arquivo de noticias relacionadas com os mais diversos assuntos.

O Star Tribune falha logo na abertura do site com publicidade. Além disso, quando pretendemos ver em detalhe as notícias aparece-nos mais fotografias do que a informação do que pretendemos obter.

O USA Today tem um design muito colorido, atractivo e destaca-se pela notícia principal que surge com grande ênfase, mas para aceder à notícia principal não é fácil…o tempo que se tem de estar à espera!! Já no Washington Post o que nos incomoda é o facto de ter que nos submeter ao registro para ler as notícias em destaque.

Por mim O Óscar vai para o MSNBC. Um site com linhas simples, muito funcional. Com links para as notícias de referência acompanhadas de imagens muito bem seleccionadas. As noticias muito bem sectorizadas. Os melhores vídeos da semana com Dara Brown. Cada vídeo vem acompanhado de legenda, grande multimediabilidade. Nada fica de fora deste site, até as gafes e os imprevistos dos directos da NBC News. Para os leitores: os blogs, e o convite directo para o envio de e-mails.
Sem sombra de dúvidas este é um site de referência não só pelo design, pelo fácil acesso na sua navegação, pela interactividade e também pela hipertextualidade.

http://msnbc.msn.com/





Na categoria Breaking News há 5 candidatos:

: “London Terrorist Bombings”, CNN

“NYC Transit Strike,” New York Times

“Hurricane Katrina,” NOLA.com

“Hurricane Wilma,” Sun Sentinel

“Hurricane Katrina," USA Today


Todos estes sites são de fácil acesso, com ligações directas ao desenvolvimento da notícia em destaque. Em qualquer um destes sites podemos saber a notícia nos mais imfímos detalhes em todas as perpectivas. Só o site da Sun Sentinel, com a notícia Hurricane Wilma é o menos atractivo, muito texto corrido e poucas imagens, mas mesmo aí há espaço para os leitores deixarem as suas opiniões.

Em todos estes sites constata-se que as reportagens são bem elaboradas, com ficheiros bem estruturados, com análises sobre as notícias e até mapas que nos conduzem pelos acontecimentos.

Relatos na primeira pessoa : As vítimas do Katrina;Wilma, e dos atentados de Londres.
Preferencialmente escolho o site da CNN com a notícia do “London Terrorist Bombings”, A notícia dos ataques terroristas em Londres com imagens chocantes não consegue deixar até os mais fortes indiferentes. Todos os detalhes deste acontecimento até ao minuto. À distância de um click na Internet temos à nossa disposição uma Galeria de fotos e respectivas legendas, vídeos e até o mapa onde estavam as bombas. O" London Terrorist Bombings”, é sem dúvida um site que merece uma visita de honra.

http://dropbox.turner.com/awards/



Na Categoria Outstanding Use of Multiple Media (Large) há 4 candidatos:

“London Attacks,” BBC News

“Hurricane Katrina,” MSNBC.com

"Going Down the Crooked Road,” Roanoke.com

“2006 Winter Olympics in Torino, Italy,” USA Today


Todos estes sites merecem uma visita. Em todos existe uma grande componente multimédia que nos impulsiona a intervir directamente nos sites. As imagens são o convite de entrada e depois é continuar a viagem. Em “London Attacks,” BBC News encontramos várias imagens com muitos links para noticias. Experiências dos sobreviventes e ainda temos a possibilidade de enviar e-mails a essas pessoas. Vídeos e áudios merecem destaque neste site.

"Going Down the Crooked Road,” Roanoke.com - aqui as imagens de Southest Virginia
cativam os visitantes. A vida, as histórias, as paisagens, as musicas, jukebox…um site diferente.

“2006 Winter Olympics in Torino, Italy,” USA Today Neste site as notícias de desporto tem aqui o seu destaque, com imagens legendadas o que torna o site muito atractivo.

Mas o óscar desta categoria vai para Hurricane Katrina,” MSNBC.com.

Até agora este foi o site mais dinâmico e interactivo que vi. Este sem duvidas é um site que faz história. O diário do Katrina. A viagem turística a 360 graus. Relatos das vitimas do Katrina. A reconstrução das casas. Um site simples, funcional, atractivo pelo design. Muito interactivo. Aqui podemos deixar as nossas ideias, até porque somos convidados a fazê-lo.

Neste site até parece que conhecemos os locais pessoalmente por onde passamos. E para constatar isso mesmo só através de uma visita.
http://risingfromruin.msnbc.com/stories.html


Na categoria Student Journalist há 5 candidatos :
Chasing Crusoe,” University of North Carolina at Chapel Hill School of Journalism and Mass Communication and the Universidad de Los Andes, Facultad de Comunicación

My Blue Eyed Girl,” Heather Gehlert, School of Journalism, University of Berkeley

Peavine Explorations,” Reynolds School of Journalism

Rezoned,” Jeff DelViscio and Khody Akhavi, Columbia School of Journalism

The Ancient Way,” School of Journalism and Mass Communication at the University of North Carolina, the Department of Journalism at the University of Santiago de Compostela (Spain) and the Faculty of Communication at the Universidad de los Andes (Chile)

Todos estes sites têm algo em comum. Todos foram feitos por estudantes de jornalismo. Em todos destaca-se a componente multimédia, embora uns mais do que em outros.

O “Chasing Crusoe,” University of North Carolina at Chapel Hill School of Journalism and Mass Communication and the Universidad de Los Andes, Facultad de Comunicación é um site onde predomina o documento em multimédia que mistura a fantasia com a autenticidade do mítico Robinson Crusoe. Um site muito singular onde se destaca a imagem de uma ilha num fundo preto e a tipografia foi muito bem escolhida. Este é um site bem conseguido que merece uma visita. Já os sites “My Blue Eyed Girl,” Heather Gehlert, School of Journalism, University of Berkeley e “Peavine Explorations,” Reynolds School of Journalism perdem um pouco da sua atenção porque exigem que o visitante faça um download do Flash. E o tempo de espera será que justifica? É uma questão de espreitar para ver... O site “The Ancient Way,” School of Journalism and Mass Communication at the University of North Carolina, the Department of Journalism at the University of Santiago de Compostela (Spain) and the Faculty of Communication at the Universidad de los Andes (Chile) à primeira vista é um site muito interessante, com a vantagem de ser acessível em três diferentes linguas: inglês, espanhol e em galego. Mas o mais difícil é conseguir entrar.

O meu site preferido é mesmo o Rezoned,Jeff DelViscio and Khody Akhavi, Columbia School of Journalism não só a nível de design mas também pelo conteúdo que apresenta. O desenvolvimento da indústria, as consequências e os descontentamentos no Norte de Brooklyn. Todas os aspectos estão aqui referidos: económicos, sociais e humanos. Há ainda a possibilidade de visionar slideshows e há ainda uma mapa interactivo. O próprio site contém links externos, como por exemplo: NYC Real Estate Media. Este é sem dúvida um site que merece uma visita pormenorizada.

http://rezoned2006.com/index.html
Estes são apenas alguns dos sites que estão em concurso no The Online Journalism Awards 2006. Nestas quatro categorias são estes os sites candidatos. Aqui fiz apenas uma leve abordagem por todos eles...limitei-me apenas a levantar o véu...e a dar minha singela opinião como visitante destes mesmos sites...agora é esperar e ver se o juri tem a mesma opinião...

Labels:


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?